Santa Catarina amplia vacinação contra dengue para adolescentes de 15 e 16 anos em mais de 70 municípios. Confira!

santa-catarina-amplia-vacinacao-contra-dengue-para-adolescentes-de-15-e-16-anos-em-mais-de-70-municipios.-confira

SC amplia faixa etária para vacinação contra dengue em mais de 70 municípios

Pais ou responsáveis devem verificar com a Secretaria de Saúde municipal se imunizante já está disponível para nova faixa etária.

Trabalhadora da saúde manuseando vacina contra a dengue — Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom-SC

A vacinação contra a dengue em Santa Catarina [https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/] teve a faixa etária ampliada. Agora, adolescentes de 15 e 16 anos também podem ser imunizados, além do público de 10 a 14 anos, que já podiam receber as doses inicialmente.

O governo estadual orienta que pais ou responsáveis entrem em contato com a Secretaria de Saúde do município para saber se a vacina está disponível para a nova faixa etária na cidade onde vivem. Em Santa Catarina, 76 municípios (veja lista abaixo) aplicam o imunizante contra a dengue.

EXCLUSIVO: SC descarta mais de 160 mil doses de vacinas e acumula prejuízo de R$ 4,4 milhões em 2024

Só em 2025, o estado já registra 4.316 casos prováveis da doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há mortes confirmadas, mas cinco são investigadas. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina.

A autorização para a ampliação da faixa etária na vacinação contra a decisão foi feita em uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde e das secretárias de saúde municipais na quinta-feira (6).

“A vacinação contra a doença está baixa e nós queremos imunizar o máximo de pessoas que pudermos ainda no verão”, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A imunização contra a dengue é feita com duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. Atualmente os índices vacinais estão em 43,95% com a primeira dose e 20,65% com a segunda dose.

Ficou acordado que cada município deverá definir como será a ampliação, levando em consideração o quantitativo de doses disponíveis e a necessidade de garantir doses suficientes para a conclusão do esquema vacinal.

Atualmente as regiões Nordeste, Grande Florianópolis [https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/cidade/florianopolis/], Médio Vale do Itajaí e Oeste, que totalizam 76 municípios, estão aptas pelo Ministério da Saúde a vacinar contra a dengue.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp