A liberação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos ainda para 2022 está em análise pelo Ministério da Saúde (MS). Atualmente a população acima de 50 anos já pode receber o segundo reforço do imunizante contra a doença.
A pasta ainda avalia uma 3ª dose para crianças de 5 a 11 anos. No momento, essa faixa etária recebe apenas duas doses da vacina aumentando a imunização desse público.
Ainda sobre a 4ª dose, está em avaliação se todos os adultos serão contemplados pelo SUS, ou se parte do grupo precisa recorrer a clínicas particulares.
No geral, as decisões serão tomadas por conta do comportamento do vírus. Está previsto ainda para a próxima semana semana baixar a aplicação da 4ª dose de 50 para 40 anos.
Outro ponto de observação dos técnicos da saúde é que a procura por doses de reforço no Brasil está estagnada, principalmente em crianças de 5 a 11 anos. As doses de reforço também não estão alcançando a cobertura necessária para diminuir a circulação do vírus.
Média móvel de mortes em alta
O Brasil registrou neste sábado, 18, 94 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, a média móvel de ó itos nos últimos 7 dias chega a 133. Na comparação com a média de 14 dias atrás, a variação é de 66%, o que indica tendência de alta pelo nono dia seguido.