Segundo relatório, mulheres são alvo principal de ataques na internet

A União Europeia divulgou na última quarta-feira,29, um relatório informando que as mulheres são os principais alvos de ataques na internet. Segundo dados da revista Veja, conteúdo com linguagem abusiva, assédio e incitamento sexual são alguns dos conteúdos das mensagens de ódio.

Realizada em quatro países (Bulgária, Alemanha, Itália e Suécia) no período de janeiro a junho de 2022, a pesquisa feita pela Agência dos Direitos Fundamentais do bloco europeu (FRA) analisou algumas redes sociais como o YouTube, Telegram, Reddit e X, antigo Twitter.

O método utilizado pela agência foi alertar os internautas a prestar atenção ás características dos usuários que propagam esse tipo de ódio, incluindo gênero e etnia. A Veja revelou que o documento comprova que o público feminino é o mais atacado nas redes sociais  em todos os países incluídos na pesquisa.

Segundo a revista, as mulheres recebem quase o triplo de mensagens de ódio do que grupos como pessoas negras, ciganos ou judeos, as outras minorias que o relatório levantou.

“O grande volume de ódio que identificamos nas redes sociais mostra claramente que a União Europeia, os seus Estados membros e as plataformas online podem intensificar esforços para criar um espaço mais seguro para todos na internet”, disse o diretor da FRA, Michael O’ Flaherty.

Ainda segundo a Veja, o plano da União foi abrir investigações formais sobre as ações das redes sociais analisadas para remover o conteúdo prejudicial encontrado. O relatório mais recente da FRA pressionou as plataformas a combater os conteúdos ilegais no ambiente online.

A agência também deixou claro o risco de multa para as empresas caso ocorra descumprimento nas recomendações com base na Lei dos Serviços Digitais da União Europeia.

 

 

 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jeniffer Castro e Aline Rizzo, passageira e mãe da criança na janela do avião, protagonizam discussão ao vivo na TV

Polêmica do Avião: Jeniffer e Aline Discutem ao Vivo

Jeniffer Castro e Aline Rizzo, envolvidas na polêmica sobre o assento na janela de um avião, discutiram ao vivo durante o programa ‘SuperPop’ da RedeTV!, comandado por Luciana Gimenez, na última quarta-feira, 11.

A controvérsia começou quando Jeniffer Castro, uma passageira, se recusou a ceder o lugar na janela para o filho de Aline Rizzo. Este incidente gerou um intenso debate entre as duas mulheres.

Durante o programa, Aline Rizzo expressou sua frustração e expectativa de que Jeniffer tivesse cedido o lugar, especialmente considerando que era uma mãe. ‘Eu esperava que a Jennifer tivesse, na primeira oportunidade, por ser mãe… Eu esperava e não estou exigindo. Mas a obrigação era da Eluciana,’ disse Aline.

Jeniffer Castro respondeu, argumentando que não pediu para ser gravada e que a responsabilidade pelo vídeo divulgado na internet não era dela. ‘Não era eu quem tinha que fazer um pronunciamento. Você está cobrando de mim para fazer um pronunciamento e não era eu quem tinha que fazer. Eu não pedi para ser gravada, a pessoa que gravou é quem você devia pedir um pronunciamento, não é de mim,’ afirmou Jeniffer.

Aline Rizzo reiterou que pediu esclarecimentos de ambas as partes envolvidas no incidente. ‘Eu pedi para as duas. Eu digo que você teve a oportunidade de esclarecer os fatos, porque você já estava no programa,’ destacou.

Luciana Gimenez interveio, agradecendo a presença de Aline e expressando solidariedade pela situação difícil que ela passou. ‘Aline, muito obrigada. Eu sinto muito por essa exposição. Agradeço a você por entrar aqui com a gente e sinto muito por você também ter passado por esse momento tão difícil. Desculpa. Obrigada pela confiança!’

A discussão terminou com Aline Rizzo desejando sucesso a Jeniffer Castro em sua carreira, mas também deixando claro que não desejava mal a ela. ‘Jennifer, eu desejo que você siga na sua carreira e que você consiga. Eu não desejo o seu mal. Está bom? Não desejo mesmo.’

O incidente e a discussão ao vivo geraram grande atenção e debate público.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp