Segundo turno: além de presidente, oito municípios terão que eleger novos prefeitos

Segundo turno: além de presidente, oito municípios terão que eleger novos prefeitos

Oito municípios brasileiros terão que eleger  novos prefeitos no dia 30 de outubro, além de votarem no segundo turno das eleições presidenciais e de governadores (onde tiver).

Os oito municípios que terão eleições para prefeito serão:

Cachoeirinha – Rio Grande do Sul

Cerro Grande – Rio Grande do Sul

Entre Rios do Sul – Rio Grande do Sul

Canoinhas – Santa Catarina

Joaquim Nabuco – Pernambuco 

Pesqueira – Pernambuco 

Pinhalzinho – São Paulo

Vilhena – Rondônia  

Esta nova votação acontece porque os prefeitos eleitos na última eleição municipal, em 2020, tiveram mandato ou registo cassado pela Justiça Eleitoral. Os candidatos eleitos deverão ficar no cargo por um período de 2 anos restantes, ou seja, até em 2024.

Nestas cidades, a ordem de votação será: governador (onde houver segundo turno), presidente (em todo o país) e prefeito. As seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h no horário de Brasília, assim como ocorreu no primeiro turno. Ou seja, cidades que tem fusos horários devem se adequar ao horário da capital federal.

Justificativa 

Eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições, deverão regularizar o título de eleitor com a Justiça Eleitoral para poder votar neste segundo turno. 

Prazos para justificativa vão até 1º de dezembro para ausentes do primeiro turno e até 9 de janeiro de 2023 para os ausentes do segundo turno.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos