Press "Enter" to skip to content

Seleção Feminina conhece adversárias da Copa América

Última atualização 02/03/2018 | 12:36

A Seleção Brasileira Feminina de futebol conheceu nesta quinta-feira (1) suas adversárias na Copa América 2018. As cabeças de chave foram Chile, por ser o país sede, e o Brasil, por ter conquistado a competição pela última vez.

A competição acontecerá entre os dias 4 e 22 de abril de 2018, no Chile, nas cidades de Coquimbo, La Serena e Ovalle. Dez seleções foram divididas em dois grupos. No Grupo A ficaram Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru. No Grupo B estão Brasil, Equador, Argentina, Venezuela e Bolívia.

Logística

A Copa América dá duas vagas diretas para as Olimpíadas de 2020, que serão disputadas em Tóquio. Quatro vagas para os Pan-Americanos de 2019, em Lima, e duas vagas para a repescagem da Copa do Mundo da França, também em 2019. Das seleções no Top 20 mundial, a Brasileira é a única que não fará jogos amistosos antes da Copa América.

Segundo o técnico Vadão, a comissão técnica avaliou que neste período, será melhor reunir as atletas e definir seu esquema de jogo com treinamentos, realizados na Granja Comary. Nem todas as jogadores são liberadas pelos seus times para participarem das concentrações, como por exemplo Marta, que joga nos Estados Unidos e faz pré-temporada com o Orlando Pride.

Retornos

Depois de se aposentar, Formiga está de volta a Seleção, no auge dos seus quase 40 anos (serão completados amanhã, 3 de março). A lendária volante tinha decidido se aposentar em dezembro de 2016, mas recebeu um convite da comissão técnica de Vadão e voltou.

Outra que fez o mesmo caminho foi Cristiane. A atacante se despediu da Seleção em setembro de 2017, em solidariedade a demissão de Emily Lima. Na época, Cristiane postou vídeos em suas redes sociais relatando diversos problemas na coordenação da Seleção Feminina e pedindo maior igualdade de direitos. A jogadora também recebeu o pedido da comissão técnica atual e resolveu voltar atrás de sua decisão. Tanto ela, quanto Formiga, estarão disponíveis para servir o Brasil na Copa América.