Duas servidoras da saúde foram presas suspeitas de fraudar folhas de ponto para receber horas extras de plantão que não fizeram. A dupla foi detida nesta terça-feira, 22, em São Simão, região sudoeste de Goiás, após denúncia da secretária de Saúde da gestão anterior.
Conforme apurado, Adriana Batista é técnica de enfermagem efetiva na prefeitura e Valdirene Soares era enfermeira contratada. A dupla lançava os plantões extras para outros servidores e faturavam com os valores que exigiam de volta. “No esquema todo são mais de 10 pessoas. Nós temos recibos e transferências bancárias que elas receberam. Cada servidor devolvia em média R$ 500 para elas”, detalhou o delegado Márcio Marque.
Não há uma estimativa do total que a duas lucraram, mas a polícia apura que o crime acontecia há cerca de um ano.
Em nota, a advogada de uma das suspeitas informou que tomou conhecimento do teor do procedimento policial nesta quarta-feira, 23, e que medidas judicias serão tomadas para “restabelecer identificar os equívocos que levaram à decisão que acolheu a representação cautelar formulada pela autoridade policial”.
Outros envolvidos
De acordo com o delegado, a polícia apura o envolvimento de outros servidores no esquema responsável por repassar o dinheiro às suspeitas. O inquérito deve ser concluído após análise dos como os pedidos eram feitos e se os funcionários poderiam ou não recursar os pedidos.
“Vamos apurar se era uma coação resistível ou irresistível. Se a coação for irresistível, elas não respondem pelo crime. Se a coação for resistível, elas vão responder pelo crime”, explicou.