Press "Enter" to skip to content

Servidores do Detran são afastados suspeitos de participarem de esquema que cancelou multas de trânsito

Última atualização 13/12/2023 | 17:32

Três servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) foram afastados de seus cargos após uma investigação interna ter descoberto um esquema criminoso que já cancelou indevidamente 300 multas de trânsito. Dois deles estão afastados enquanto um foi exonerado. A Polícia Civil (PCGO), deverá continuar investigando o caso, pois há suspeita de participação de outras 12 pessoas, que contratavam os serviços.

O presidente do Detran, delegado Waldir, relatou que adotou medidas preventivas para prevenir ocorrências semelhantes. Agora, todos os serviços sensíveis, como cancelamentos de autos de infração, de pontuação e outros, passaram a ser feitos com validação em mais de uma etapa.

Com essa medida, será necessário participação de mais de um setor para conclusão dos serviços. Além disso, a autarquia está realizando auditoria nos processo para apurar a quantidade de multas canceladas indevidamente, pois estima-se que o número seja maior que 300 já identificados. “Não toleramos nenhuma conduta ilícita seja ela de quem for”, afirma Waldir.

Os servidores afastados ficaram sem senha e foi iniciado um processo administrativo que pode resultar em demissão.

Esquema realizado por servidores do Detran

De acordo com as apurações, um dos servidores envolvidos tinha acesso a um sistema do Detran usado para cumprir decisões judiciais que determinam o cancelamento de algumas infrações. No entanto, o grupo, se aproveitava dessa permissão e cancelava multas diferentes das que haviam sido determinadas pela justiça.

O Detran afirma que os servidores cobravam de 30% a 40% do valor da multa ou o valor fixo de R$ 200 para cancelar as infrações. Além disso, foi descoberta a participação de outras 12 pessoas no esquema. Sendo elas motoristas, que contratavam os serviços, além de intermediários e até despachantes.

Conforme relatado pelo Detran, além de prejudicar os cofres públicos, a ação afetava indiretamente o trânsito, pois fazia com que condutores infratores se livrarem das multas, da pontuação e de possível penalidade de suspensão da habilitação.