Press "Enter" to skip to content

SES inaugura salas humanizadas no Hospital Materno Infantil

“Todo o trabalho é recompensado para ofertar a melhor acolhida aos pacientes que utilizam a unidade, assim como funcionários, equipes médicas e enfermeiros”

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Central Estadual de Laudos – Dona Gercina Borges Teixeira (CELAU), inauguram na próxima sexta-feira (11), às 9 horas, o projeto de humanização no Hospital Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI). A partir de agora, as paredes da recepção e das salas de exames de diagnóstico por imagem contam com cenário lúdico elaborado com o objetivo de humanizar a acolhida aos pacientes.

A reforma dos espaços foram realizados pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), gestora da CELAU. Três salas de ultrassom, uma sala de raios X, os corredores e a recepção principal foram adesivados com material vinílico em laminação fosca, próprio para ambientes hospitalares por ser ecologicamente correto e sem odor. O teto das salas de exames ganharam adesivos fotoluminescentes, que destacam no escuro e permitem um ambiente agradável aos pacientes da unidade, em especial mães e bebês. Além de transformar as salas de exames em espaços lúdicos, o projeto contribui para acalmar bebês e crianças, diminuir o tempo de procedimento e de exposição à radiação.

A superintendente de Projetos e Qualidade da FIDI, responsável pela gestão dos projetos no FIDI Social, afirma que está orgulhosa por inaugurar um projeto como esse, com um tema delicado e que transformou os espaços comuns ao setor de radiologia em ambientes receptivos e agradáveis para a realização de exames. “Todo o trabalho é recompensado para ofertar a melhor acolhida aos pacientes que utilizam a unidade, assim como funcionários, equipes médicas e enfermeiros”, destaca.

Humanização 

O projeto de humanização em hospitais foi desenvolvido pela FIDI Social, área responsável pelo mapeamento e elaboração de campanhas de conscientização e ações sociais da Fundação. O HMI é a primeira unidade a ser beneficiada pelo projeto em Goiás e o quarto hospital com o setor de radiologia humanizado desde a sua criação, em 2017. Em São Paulo, os hospitais infantis Darcy Vargas e Cândido Fontoura tiveram as salas de tomografia adornadas com o tema ‘Floresta Encantada’. Em São Caetano do Sul, o setor de radiologia do Hospital Infantil Márcia Braido foi revitalizado com o tema ‘Fundo do Mar’. Para 2018, a programação é humanizar mais 10 hospitais atendidos pela Fundação.

Desde o início do projeto, além de transformar os ambientes em espaços mais acolhedores, a humanização também vem contribuindo na redução de sedação em crianças. Um levantamento inicial no Hospital Infantil Darcy Vargas e no Hospital Infantil Cândido Fontoura apontou 36% de redução do uso de sedativos para a realização dos exames de tomografia. Nestas unidades, 82% dos pacientes avaliam as salas de exames como ótimas e 18% como boas, com 100% de encantamento dos usuários. Cerca de 60% dos pacientes que responderam ao levantamento afirmaram se sentirem tranquilos e 21% sentem-se alegres na realização dos procedimentos, minimizando traumas e estresses para os usuários.