Press "Enter" to skip to content

Sindilabs-GO lança campanha para incentivar doação de sangue e combater dengue

Última atualização 21/02/2024 | 10:31

A doação de sangue é um ato que pode salvar vidas e também ajudar no combate à dengue, uma doença que afeta milhares de brasileiros todos os anos. Pensando nisso, o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue no Estado de Goiás (SINDILABS-GO), em parceria com os Bancos de Sangues Filiados (Hemolabor, Honcord, IHG e INGOH), lança a campanha DOADOR SANGUE BOM, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue voluntária e regular.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e hemorragias. Em alguns casos, os pacientes precisam de transfusão de plaquetas, um dos componentes do sangue que evita o sangramento. Por isso, é fundamental que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos para atender a demanda.

Doar sangue é um gesto de solidariedade e responsabilidade social que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Para doar sangue, você precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e não ter tido dengue nos últimos 30 dias (ou seis meses, no caso de dengue hemorrágica).

Recomendações

Além disso, se você foi vacinado contra Covid-19, você deve esperar um período de 48 horas a 7 dias dependendo da vacina, para doar sangue. Se você teve Covid-19 ou teve contato com alguém que testou positivo, você deve aguardar 15 dias após a recuperação completa ou o último dia de contato para doar sangue. Essas medidas são para garantir a sua segurança e de quem vai receber o seu sangue.

A campanha DOADOR SANGUE BOM busca o apoio dos diversos meios de comunicação, instituições e personalidades para divulgar a iniciativa nas redes sociais e em outros meios. Os postos de doação estão localizados nos seguintes bancos de sangue da capital: Hemolabor – Rua 5-A, N90, Setor Aeroporto; Honcord – Rua T-35, N1941, Setor Bueno; IHG – Rua 7ª, N158, Setor Aeroporto e INGOH – Rua 87, N598, Setor Sul.