Press "Enter" to skip to content

Sociedade Brasileira de Urologia lança campanha contra câncer de pênis: “Cuide, você só tem um”

Última atualização 27/02/2024 | 10:26

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou neste mês de fevereiro a campanha nacional “Pênis, cuide, você só tem um”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de pênis, doença que representa 2% de todos os casos entre homens.

De acordo com o urologista, Dr. Rodrigo Alexandre Trivilato, identificar precocemente a doença desempenha um papel fundamental na prevenção antes de uma progressão, evitando complicações que podem levar à amputação total do órgão e acarretar consequências físicas, sexuais e psicológicas.

“Para evitar o câncer de pênis, é essencial manter a higiene diária da área genital com água e sabão, especialmente após atividades sexuais e masturbação. É fundamental educar os jovens desde cedo sobre os hábitos de higiene íntima, que devem ser parte da rotina diária”, esclarece o doutor.

Sintomas 

Entre os principais sintomas característicos do câncer de penis incluem o aparecimento de feridas e úlceras persistentes no órgão, protuberâncias na glande ou na pele que o cobre, e no próprio corpo peniano. Trivilato destaca a necessidade de procurar ajuda médica imediatamente ao detectar algum desses sinais, a fim de prevenir complicações.

Diagnóstico do câncer de pênis

O câncer de pênis é diagnosticado por meio de biópsia incisional, que envolve a remoção de uma amostra do tecido suspeito para análise. Se identificado precocemente, apresenta altas chances de cura.

Entretanto, mais da metade dos pacientes leva até um ano após os primeiros sintomas para buscar assistência médica, o que pode acarretar em complicações e disseminação do câncer para outras regiões do corpo, elevando o risco de mortalidade.