A prisão do ex-presidente é ilegal
A assessoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou no início da tarde desta sexta-feira (6), que o tribunal já tenha emitido decisão sobre pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a prisão do ex-presidente. Por determinação do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal, Lula deverá se apresentar à Polícia Federal até 17 horas desta sexta.
O ex-presidente foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da quarta região (segunda instância da Justiça), a 12 anos e um mês de cadeia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Mais cedo, um dos advogados de Lula, Sepúlveda Pertence, afirmou que o habeas corpus havia sido negado. Pouco depois, Sepúlveda disse que havia se confundido.
O gabinete do ministro Félix Fischer, relator do pedido da defesa no STJ, também disse que ainda não há decisão no caso. A defesa acionou o STJ por volta das 7 horas e argumentou que ainda não foram esgotados todos os prazos no TRF-4 e por esse motivo, segundo os advogados de Lula, a prisão do ex-presidente é ilegal.