Press "Enter" to skip to content

Super Bowl LVI: Bengals e Rams avançam à decisão do futebol americano

O Super Bowl LVI está definido. No último domingo (30), as finais de conferência firmaram os dois times que estarão na grande final da NFL, o principal campeonato de futebol americano do mundo. Na primeira partida do dia, o Cincinnati Bengals derrotou o Kansas City Chiefs por 27×24, na prorrogação. Em seguida, o Los Angeles Rams eliminou o San Francisco 49ers pelo placar de 20×17.

A construção do Super Bowl

Para quem não acompanha muito o futebol americano, o Super Bowl é o nome da decisão da National Football League (NFL). As 32 franquias participantes estão separadas em dois lados, a Conferência Americana (AFC) e a Conferência Nacional (NFC). Os melhores times de cada uma das conferências se enfrentam no Super Bowl. Portanto, não é possível duas equipes de uma mesma conferência se enfrentarem no Super Bowl.

A primeira final com essa alcunha aconteceu em 1967, quando o Green Bay Packers bateu o Kansas City Chiefs para conquistar o primeiro título. Desde então, a cada temporada são disputadas as decisões, sendo que os maiores campeões são o Pittsburgh Steelers e o New England Patriots, ambos com seis taças cada. A final da temporada 2021/22 será o Super Bowl LVI, a 56ª decisão da história da liga desde o início dessa era.

Bengals e Rams, os finalistas

Os Bengals eram considerados azarões nos playoffs. Nas casas de apostas dos EUA, a franquia de Cincinnati detinha a terceira menor chance de título entre os 14 classificados. Contra todas as chances, a equipe derrotou Raiders e Titans para encarar os poderosos Chiefs na final de conferência. O primeiro tempo do jogo, inclusive, foi um atropelo de Kansas City. Quando chegou o intervalo, o grupo do quarterback Patrick Mahomes liderava por 21×3, e só não alargou a vantagem no fim do primeiro tempo porque a defesa adversária conseguiu evitar.

Na segunda etapa, porém, os Bengals reagiram, empataram e viraram. Porém, os Chiefs igualaram o marcador e iniciaram a prorrogação com a vantagem de começarem atacando. Mahomes, contudo, foi interceptado e o QB Joe Burrow liderou Cincinnati à zona de field goal, e assim o kicker Evan McPherson mandou o seu time para o Super Bowl pela primeira vez desde 1989. Os Bengals, aliás, estão em busca do seu primeiro título.

Os outros finalistas são os Rams. No confronto com o San Francisco 49ers, os rivais chegaram a deter uma vantagem de 17×7 no último quarto. Entretanto, a franquia de Los Angeles conseguiu uma virada incrível na reta final e o quarterback Jimmy Garoppolo foi interceptado, decretando assim a passagem dos Rams rumo ao Super Bowl, querendo levar para casa o segundo título. Um fato interessante é que os 49ers só conseguiram ir para os playoffs justamente por conta de uma virada espetacular diante dos próprios Rams na última rodada da temporada regular.

Esta será um Super Bowl altamente improvável, mas que promete ser emocionante no dia 13 de fevereiro, às 20h30, no SoFi Stadium, casa dos Rams.