Superlua promete dar show no céu de Goiânia

A Superlua está chegando e promete dar um verdadeiro ‘show’ no céu. O fenômeno poderá ser observado no céu de Goiânia e nas demais cidades goianas, a partir das 18h, no horário de Brasília. Durante toda a noite desta quarta-feira, 13, o astro que fica a 385 mil km da Terra, dará a sensação de maior proximidade. A superlua poderá ser vista de qualquer ponto da cidade.

Mas o que é Superlua?

Segundo o diretor do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Rafael Miloni, esse fenômeno, que viraliza tanto nas redes sociais, chamado de superlua, nada mais é do que uma lua cheia no perigeu, que é o período em que a lua fica mais próxima da Terra.

Sendo assim, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão o tamanho e brilho do astro para um observador da Terra. No entanto, uma pessoa comum observando o céu, não vai conseguir perceber com facilidade que a lua está maior.

“Esse aumento aparente do tamanho da lua, é cerca de 10%, não sendo tão significativo para uma pessoa comum perceber sem referências constantes”, explica o professor.

Ainda segundo Miloni, a lua não tem uma trajetória circular e fixa, ao redor da terra. Existem algumas épocas do ano, em que ela está mais próxima e outras que está mais afastada, e as fases nem sempre coincidem com esse movimento da lua.

“Quando a lua cheia está completamente voltada para nossa direção, e passa ainda mais próxima da terra na sua órbita, nós temos esse fenômeno que as pessoas, apelidaram de superlua”, concluiu Miloni.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp