“Lua de sangue” encanta moradores do interior de Goiás

Fenômeno ocorreu na madrugada desta segunda-feira (16), e não pôde ser visto de Goiânia, porque o céu estava nublado

O eclipse lunar, fenômeno conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, não pôde ser contemplado em Goiânia, mas encantou os moradores do interior do estado. O fenômeno ocorreu na madrugada desta segunda-feira (16). Na capital, o tempo nublado com chuvas fracas em áreas isoladas, impossibilitou a visualização. 

A última vez que foi possível ver um eclipse como esse foi no dia 21 de Janeiro de 2019. Após o evento desta madrugada, o próximo será em 1º de março de 2025.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

O fenômeno ocorre quando a lua fica completamente na sombra da Terra e apresenta cor avermelhada porque a atmosfera de nosso planeta e age com um filtro para a luz do Sol. Segundo especialistas, não há risco para a saúde ocular nem necessidade de aparatos como óculos ou telescópios porque o evento poderá ser observado a olho nu.

LEIA TAMBÉM

• Suspeito de seis homicídios, jovem de 18 anos é preso em Goiânia• Vítima de atropelamento pelo ex, mulher deixa Espanha e volta a Goiânia• Em Goiânia, jovem mata namorada que ameaçou ‘jogar feitiço’ nele

Além do Brasil, o eclipse lunar foi visto em toda a América do Sul e Central e parte da América do Norte, da Europa e parte da África.

Veja imagens registradas em algumas cidades goianas.

Eclipse total com ‘Lua de Sangue’ visto por volta de 1h, em Quirinopolis (Foto: Arquivo Pessoal/Elieston Júnior)
Eclipse total com ‘Lua de Sangue’ visto na Chapada dos Veadeiros, por volta de 1h (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Cunha)
Tags: