Press "Enter" to skip to content

Superlua promete dar show no céu de Goiânia

Última atualização 13/07/2022 | 16:59

A Superlua está chegando e promete dar um verdadeiro ‘show’ no céu. O fenômeno poderá ser observado no céu de Goiânia e nas demais cidades goianas, a partir das 18h, no horário de Brasília. Durante toda a noite desta quarta-feira, 13, o astro que fica a 385 mil km da Terra, dará a sensação de maior proximidade. A superlua poderá ser vista de qualquer ponto da cidade.

Mas o que é Superlua?

Segundo o diretor do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Rafael Miloni, esse fenômeno, que viraliza tanto nas redes sociais, chamado de superlua, nada mais é do que uma lua cheia no perigeu, que é o período em que a lua fica mais próxima da Terra.

Sendo assim, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão o tamanho e brilho do astro para um observador da Terra. No entanto, uma pessoa comum observando o céu, não vai conseguir perceber com facilidade que a lua está maior.

“Esse aumento aparente do tamanho da lua, é cerca de 10%, não sendo tão significativo para uma pessoa comum perceber sem referências constantes”, explica o professor.

Ainda segundo Miloni, a lua não tem uma trajetória circular e fixa, ao redor da terra. Existem algumas épocas do ano, em que ela está mais próxima e outras que está mais afastada, e as fases nem sempre coincidem com esse movimento da lua.

“Quando a lua cheia está completamente voltada para nossa direção, e passa ainda mais próxima da terra na sua órbita, nós temos esse fenômeno que as pessoas, apelidaram de superlua”, concluiu Miloni.