Suspeitos de planejar atos de terrorismo no Brasil são alvo da Polícia Federal

Na manhã desta terça-feira, 8, agentes da Polícia Federal efetuaram a prisão de dois indivíduos suspeitos de participar da organização de supostos atos terroristas no Brasil. As identidades dos suspeitos não foram divulgadas, e ambos foram detidos em caráter temporário, no estado de São Paulo. As prisões fazem parte da Operação Trapiche.

Segundo informações da TV Globo, os alvos da operação têm ligação com o grupo armado libanês Hezbollah e fizeram viagens recentes a Beirute (capital do Líbano). Os suspeitos devem ser ouvidos pela PF ainda nesta quarta.

O objetivo da operação foi investigar não apenas a atividade criminosa dos detidos, mas também indícios de recrutamento de outras pessoas para a execução de atos extremistas.

A ação envolveu a execução de dois mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em diferentes estados do país, sendo sete em Minas Gerais, três no Distrito Federal e um em São Paulo.

Os mandados de prisão foram expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados podem enfrentar acusações de constituir ou integrar organização terrorista, bem como de realizar atos preparatórios de terrorismo.

Esses crimes, previstos na Lei de Terrorismo (Lei nº 13.260, de 2016), são considerados hediondos e inafiançáveis. Além disso, o cumprimento da pena será em regime fechado, independentemente de condenação definitiva (trânsito em julgado).

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos