Press "Enter" to skip to content

Suspeitos de planejar atos de terrorismo no Brasil são alvo da Polícia Federal

Última atualização 08/11/2023 | 14:34

Na manhã desta terça-feira, 8, agentes da Polícia Federal efetuaram a prisão de dois indivíduos suspeitos de participar da organização de supostos atos terroristas no Brasil. As identidades dos suspeitos não foram divulgadas, e ambos foram detidos em caráter temporário, no estado de São Paulo. As prisões fazem parte da Operação Trapiche.

Segundo informações da TV Globo, os alvos da operação têm ligação com o grupo armado libanês Hezbollah e fizeram viagens recentes a Beirute (capital do Líbano). Os suspeitos devem ser ouvidos pela PF ainda nesta quarta.

O objetivo da operação foi investigar não apenas a atividade criminosa dos detidos, mas também indícios de recrutamento de outras pessoas para a execução de atos extremistas.

A ação envolveu a execução de dois mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão em diferentes estados do país, sendo sete em Minas Gerais, três no Distrito Federal e um em São Paulo.

Os mandados de prisão foram expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados podem enfrentar acusações de constituir ou integrar organização terrorista, bem como de realizar atos preparatórios de terrorismo.

Esses crimes, previstos na Lei de Terrorismo (Lei nº 13.260, de 2016), são considerados hediondos e inafiançáveis. Além disso, o cumprimento da pena será em regime fechado, independentemente de condenação definitiva (trânsito em julgado).