Press "Enter" to skip to content

Taça das Favelas: Campeonato começa neste sábado, 20, em Senador Canedo

Última atualização 19/08/2022 | 18:04

A competição Taça das Favelas Goiás 2022, começa neste sábado, 20, às 08h, no estádio Plínio José de Souza, em Senador Canedo. O campeonato, que conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia, é organizado pela Central Única das Favelas de Goiás (Cufa). O campeonato tem três cidades-sede, sendo Goiânia uma delas, que recebe a terceira rodada no início de setembro. 

A etapa nacional é considerada o maior campeonato do mundo entre jovens da periferia, e tem por objetivo promover a inclusão social por meio do esporte. Neste fim de semana, serão oito jogos no sábado, 20, e 10 jogos no domingo, 21, todos no local da abertura. 

Nos dias 3 e 4 de setembro, a terceira rodada será realizada em Goiânia, que receberá 40 jogos em dois dias de competição. A segunda rodada acontecerá em Aparecida de Goiânia, nos dias 27 e 28 de agosto. 

Mais de 300 equipes se inscreveram para a edição deste ano, porém, foram aprovadas para disputar o campeonato 61 seleções na categoria masculina e 19 na categoria feminina, que representam 80 comunidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Região Metropolitana. Os destaques da competição serão convocados para a seleção goiana, que participará da edição nacional da Taça das Favelas, em São Paulo. 

Regulamento do Taça das Favelas Goiás 2022

Na categoria masculina, o elenco tem que ser formado com jogadores de 17 anos de idade, e cada time pode inscrever três atletas com 18 anos. Já na categoria feminina, as jogadoras precisam ter, no mínimo, 14 anos, sem limite de idade. 

Na categoria masculina, passarão para a segunda fase o primeiro de cada grupo, e os 11 melhores times que ficarem na segunda colocação, totalizando 32 times. Já na feminina, passarão os sete primeiros, e apenas a melhor seleção entre todas as que ficarem na segunda colocação.

O primeiro critério de desempate será o número de pontos e, na sequência, o número de cartões vermelhos, cartões amarelos, e por fim, número de vitórias e saldo de gols.