Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) encantou os internautas nas redes sociais devido a um vídeo que o mostra cercado por bois em Caraguatá, na fazenda Valle del Molino, na província de Tacuarembó, no Uruguai.
Conforme relatado pelo jornal El País, o veterinário Sergio Rivas foi o responsável pela gravação, na qual o tamanduá tenta “enfrentar” o gado, adotando a conhecida posição intimidadora da espécie, com os “braços erguidos”.
O adorável animal tenta se impor diante de cada um dos bovinos, que, aparentemente movidos pela curiosidade, procuram se aproximar dele. Assista ao vídeo:
Segundo Juan Villalba, naturalista e diretor do Bioparque M’Bopicuá, esse parente do tamanduá-bandeira (extinto no Uruguai) tem sido avistado em várias províncias do país. Embora o livro “Mamíferos Nativos”, de 1969, escrito por Rodolfo Tálice, tenha inicialmente relacionado o tamanduá-mirim entre os animais extintos do país, três anos depois foi feito o primeiro registro da espécie no Uruguai.
Desde então, houve inúmeros relatos. De acordo com Juan Villalba, citado pelo El País, a frequência desses encontros aumentou significativamente nos últimos anos, especialmente no sul do país. “Temos 72 localidades no Uruguai onde foram registrados tamanduás-mirins”, comenta o naturalista.