Tartaruga mais velha do mundo chega a 191 anos de idade

Tartaruga mais antiga do mundo completou 191 anos

O quelônio mais antigo do mundo, uma tartaruga-gigante-das-Seychelles, completou 191 anos, segundo o Guinness World Records. Conhecida como Jonathan, a tartaruga reside na Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, e acredita-se que ela tenha nascido no ano de 1832. 

A idade da tartaruga foi estimada de forma segura a partir de quando ele já era considerado “totalmente madura”, o que acontece com esse tipo de animal aos 50 anos de idade.

De acordo com o Guinness, sua idade foi estimada quando o animal foi transferido, em 1882, do arquipélago no Oceano Índico para a ilha de Santa Helena, território britânico na América. 

Desde sua transferência do Oceano Índigo, a tartaruga vive no jardim de Plantation, residência oficial do governador da ilha, e passou por diversos momentos históricos, como o sufrágio feminino aprovado em países europeus e a virada do século XIX para o século XX. 

Antes de Jonathan, o animal mais antigo já registrado para um quelônio foi uma tartaruga irradiada de Madagascar, de 188 anos de idade. Ela chegou a ser apresentada à família real de Tonga, pelo explorador britânico James Cook, em 1773 ou 1777. Essa tartaruga foi nomeada de Tui Malila e ficou sob os cuidados da família real até sua morte, que ocorreu somente em 1965. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp