Press "Enter" to skip to content

TasteAtlas elege 100 melhores queijos do mundo; três são do Brasil

Última atualização 18/12/2023 | 12:26

Queijo canastra, queijo minas e queijo coalho estão entre os 100 melhores queijos avaliados pela TasteAtlas. No ranking do portal gastronômico, o queijo canastra está em 26º lugar, queijo minas, em 87º, e queijo coalho, em 93º. 

De acordo com a avaliação do portal, os três primeiros queijos no ranking são da Itália: Parmigiano Reggiano, Mozzarella de Bufala Campana e Burrata, seguido por queijos de Portugal, Grécia e Irlanda.

O queijo Parmigiano Reggiano que está em primeiro lugar na lista da TasteAtlas é feito com leite cru e semidesnatado de vaca, e possui uma textura dura e arenosa. Em segundo lugar, ficou o Mozzarella de Bufala Campana, feito com 100% leite doméstico de búfala, podendo ser produzido nas cidades italianas de Campana, Lácio, Apúlia ou nas regiões de Molise. 

Entre os 100 queijos, o melhor avaliado de outro país fora da Europa é o Oaxaca cheese (14º), proveniente do México, país da América Latina. Segundo o TasteAtlas, o Oaxaca é um queijo branco semimole feito de leite de vaca e possui um sabor suave e amanteigado, usado para quesadilhas e empanadas. 

Portal lista também o que comer no Brasil 

O portal gastronômico TasteAtlas lista também as indicações de comidas Brasileiras em “What to eat in Brazil?” (“O que comer no Brasil?”, em tradução livre). Nesta lista, a picanha lidera em primeiro lugar, seguido pelo pão de queijo, pelo vatapá, coxinha, escondidinho, bombocado, tutu de feijão e moqueca baiana. Nesta lista de indicação, a pamonha ocupa o 41º lugar, a galinha está em 50º lugar, e o arroz com pequi, em 73º lugar.