Temer assina decreto de intervenção federal para o estado do Rio de Janeiro

Em pronunciamento feito na tarde desta sexta-feira (16) no Palácio do Planalto o presidente Michel Temer assinou o decreto de intervenção federal como medida de segurança pública para o estado do Rio de Janeiro. Segundo o presidente essa é uma “medida extrema” que teve que ser tomada para combater o crime organizado que tem tirado o sossego da população do estado.

Temer afirmou em seu discurso que o crime organizado é uma “metástase que se espalha pelo país e ameaça a tranquilidade do povo”. Além de dizer que o governo dará duras e firmes respostas e adotará todas as providências necessárias para enfrentar e derrotar as quadrilhas. Ainda durante a declaração o presidente afirmou que a intervenção foi construída em diálogo com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado Eunício Oliveira.

Com a intervenção federal o comando das forças de segurança pública do Rio será realizado pelo general Walter Souza Braga Netto, que é o atual chefe do comando militar do leste, responsável por coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas do exército brasileiro nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e integrou a ação de forças armadas na crise de segurança no Espírito Santo em fevereiro do ano passado.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial disfarçado de Papai Noel prende criminoso procurado há mais de 10 anos

Um policial civil chamou a atenção ao se fantasiar de Papai Noel para prender um criminoso procurado há mais de 10 anos. A ação fez parte de uma operação inovadora e bem-sucedida das polícias civis dos estados do Amapá e do Amazonas, na noite desta segunda-feira, 23.

Ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Santana, no Amapá, liderada pelo delegado Leonardo Alves, e tinha como alvo Raimundo Santos, 40 anos, que vivia em Manaus sob a identidade falsa de Pablo Santos.

Procurado por crimes de furto e roubo e com uma extensa ficha criminal, incluindo investigações por homicídio, o suspeito foi localizado no bairro João Paulo 2º com o apoio da equipe do 1º Distrito Integrado de Polícia de Manaus, coordenada pelo delegado Cícero. Para não levantar suspeitas, um policial se disfarçou de Papai Noel, o que permitiu a prisão do fugitivo sem alertá-lo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp