Press "Enter" to skip to content

Temporal provoca danos em escola e mobiliza bombeiros em Catalão

Última atualização 01/03/2024 | 12:29

Catalão começou a sexta-feira, 1, enfrentando os estragos causados pela chuva intenso e ventos nas primeiras horas da manhã, resultando em múltiplas ocorrências na cidade. O 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a uma situação na Escola Estadual Abrahão André, onde o temporal causou extenso destelhamento nos pavilhões das salas de aula.

O vendaval arrancou várias telhas, resultando em alagamento em 8 salas de aula e danificando diversos equipamentos, incluindo lousa digital, televisões, datashows, armários, mesas de escritório, notebooks, geladeira e microondas. Cerca de 40% do telhado foi danificado, causando infiltrações em várias áreas e prejudicando a rede elétrica e de internet. Além disso, telhas foram arremessadas contra o muro da escola, causando buracos, e parte do muro de divisa com lotes baldios caiu parcialmente.

De acordo com o Centro Climatológico da UFCAT, aproximadamente 45 mm de chuva acompanhados de ventos fortes, atingindo velocidade de 65 km/h, foram registrados. A escola, que abriga 330 alunos e possui 42 funcionários, estava desocupada no momento do incidente, com exceção do vigilante, que saiu ileso.

A equipe de bombeiros orientou os funcionários diante das condições inseguras, aguardando os reparos para normalizar o funcionamento da escola. Além da ocorrência na escola, os bombeiros foram acionados durante a madrugada para várias situações de queda de árvores, utilizando motosserras e EPIs para cortar e desobstruir vias, assegurando a segurança da população.