Terremoto de magnitude 7,7 deixa nove mortos e 800 feridos em Taiwan

Terremoto de magnitude 7,7 deixa nove mortos e 800 desaparecidos em Taiwan

Um forte terremoto de magnitude 7,7 deixou novos mortos e mais de 800 feridos em Taiwan, na manhã desta quarta-feira, 3, pelo horário local. Segundo autoridades, este é o maior tremor já registrado no país asiático nos últimos 25 anos. Os tremores foram registrados na costa leste do país.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tremor atingiu apenas 15,5 km da superfície, o que pode explicar o poder de destruição. As quatro pessoas que morreram estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor.

Em todo o país, pelo menos 26 municípios desabaram e socorristas trabalhavam para retirar dezenas de pessoas que ficaram presas entre os escombros. O governo taiwanês calculou, até o momento, que existem 821 feridos.

Ainda segundo autoridades, cerca de 50 pessoas que estavam em quatro microônibus e visitariam um parque nacional estão desaparecidas. A maioria dos desaparecidos eram turistas.

Deslizamentos de terra também foram registrados no país. Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia e carros precisaram parar nas rodovias durante o terremoto. Apesar dos fortes terremotos terem parado, agências registraram tremores secundários em Taipei.

Risco de tsunami em outros países

Além de Taiwan, autoridades emitiram alerta de risco de tsunami para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas.

Em certo momento, as autoridades chegaram a alertar para ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okiwana e moradores receberam uma ordem de retirada. Já a ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan, foram registradas ondas de 30 centímetros.

Já em Filipinas, o governo pediu para que os moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos