Press "Enter" to skip to content

Tóquio entra em estado de emergência a três meses dos Jogos Olímpicos

Japão decidiu voltar ao estado de emergência a partir desse domingo até o dia 11 de maio por conto do aumento de casos da Covid-19. Há exatos três meses do início dos Jogos Olímpicos, os distritos Osaka, Kyoto e Hyogo vivem uma situação de incerteza.

Por enquanto, a decisão vai permitir que as autoridades encerrem temporariamente as atividades em restaurantes, bares e centros comerciais com área superior a mil metros quadrados, seguindo plano elaborado pelo governo.

Os eventos deverão ser realizados sem público e o governo poderá solicitar às autoridades locais que considerem o fechamento de locais públicos, como parques, e que solicitem aos restaurantes que evitem servir bebidas alcoólicas.

“Hoje (sexta-feira) decidimos declarar um estado de emergência nos distritos de Tóquio, Kyoto, Osaka e Hyogo”, afirmou o primeiro ministro Yoshihide Suga, ressaltando o aumento de contágios devido às novas variantes do vírus. “Temos uma forte sensação de crise”, disse o ministro japonês encarregado da luta contra a pandemia, Yasutoshi Nishimura.

Pela primeira vez desde 22 de janeiro, as autoridades de saúde detectam há vários dias seguidos mais de cinco mil novos casos do novo coronavírus em todo o país. De acordo com um painel de especialistas do Ministério da Saúde, as variantes são responsáveis por cerca de 80% das infecções nos distritos de Osaka e Hyogo, bem como por uma parcela de casos em rápido crescimento em Tóquio.

Além de um significativo aumento de casos de infecção, sobretudo nas grandes cidades, o Japão tem tido problemas com uma campanha de vacinação lenta comparada com outros países da mesma dimensão. Suga afirmou mais uma vez que a medida de controle da Covid-19 não vai ter impacto nos Jogos Olímpicos. “Não acredito que vá afetar as Olimpíadas. Como governo, nós pretendemos dar tudo de nós para garantir a segurança e a saúde nos Jogos”, comentou.