Press "Enter" to skip to content

Unidas na batalha contra o câncer, mãe e filha são exemplo de superação

Última atualização 04/11/2023 | 16:20

Uma história comovente de amor e resiliência no Hospital do Câncer de Muriaé, na Zona da Mata mineira, está inspirando e comovendo a toda comunidade. Viviane, 38 anos, e sua filha Sophia, 10 anos, provam que o vínculo familiar pode ser uma fonte inabalável de apoio na batalha contra o câncer.

Sophia foi diagnosticada com leucemia aos 5 anos, em 2018, e iniciou seu tratamento no Hospital do Câncer de Muriaé. Enquanto se adaptava às dificuldades da filha, Viviane também enfrentou seu próprio diagnóstico de câncer de mama. A união entre mãe e filha se tornou uma fortaleza que as ajudou a superar os desafios.

“Quando recebi o diagnóstico, senti como se meu mundo estivesse virando de cabeça para baixo. Mas foi ao lado da minha pequena Sophia que encontrei a força para seguir em frente. Nosso vínculo se tornou uma armadura e, juntas, sinto que podemos superar qualquer desafio”, afirma Viviane.

Após passarem por sessões de quimioterapia, ambas estão curadas e continuam fazendo acompanhamento médico regular. Agora, a pequena Sophia sonha em se tornar uma hematologista para cuidar de outros pacientes, inspirada por sua própria jornada.

Conscientização

Em meio ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, Viviane destaca a importância do diagnóstico precoce e da atenção às mudanças no corpo. “Não podemos negligenciar nossa saúde. É crucial estar atenta e buscar ajuda médica sempre que necessário”, conclui.

O médico mastologista Luiz Carlos, do Hospital do Câncer de Muriaé, ressalta a relevância do Outubro Rosa. “É a oportunidade de lembrar a todos que o câncer de mama é uma questão séria. Não pode ser ignorado. Adotar um estilo de vida saudável, com atividade física regular e uma dieta equilibrada, são algumas das formas de prevenção da doença”, afirma.