Press "Enter" to skip to content

Universidade de Cambridge denuncia roubo de cadernos de Darwin

A Universidade de Cambridge denunciou como roubo o desaparecimento de dois cadernos de Charles Darwin. Os cadernos, que ficavam na biblioteca da universidade, sumiram há 20 anos. Um deles contém o desenho da “árvore da vida”, que se tornou o símbolo da teoria da evolução de Darwin.

“Depois de uma busca exaustiva, a mais importante da história da biblioteca, os curadores chegaram à conclusão de que os cadernos, cujo desaparecimento foi relatado pela primeira vez em janeiro de 2001, foram provavelmente roubados”, afirmou a direção da universidade nesta terça-feira, 24.

A universidade explicou que os dois cadernos foram retirados em setembro de 2000 da sala onde os livros mais valiosos para fotografia eram guardados. Durante uma verificação de rotina, em janeiro de 2001, foi descoberto que a pequena caixa que os preservava não estava em seu devido lugar.

Por muitos anos, os bibliotecários acreditaram que os cadernos haviam sido colocados no lugar errado da biblioteca, que abriga cerca de 10 milhões de livros, mapas, manuscritos e outros itens. No entanto, agora acredita-se que os livros foram, de fato, roubados.

O desaparecimento foi denunciado à polícia e os cadernos, avaliados em milhões de libras, foram adicionados ao arquivo da Interpol de obras de arte roubadas. A direção da Cambridge convidou os cidadãos a ajudar nas buscas pelas obras.