Vanderlan diz que Pazuello ajudou a evitar que “milhares de vidas morressem”

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) participou da CPI da Pandemia na tarde desta quinta-feira (20/5) durante a sessão que ouviu Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. Em seu discurso, Vanderlan agradeceu ao general por “sua gestão à frente do Ministério da Saúde” durante a crise sanitária. “Ministro Pazuello, meus agradecimentos pelas milhares e milhares de vidas que o senhor evitou que morressem,” disse.

Vanderlan ainda citou a entrega de respiradores pelo Ministério da Saúde. “Quero aqui reconhecer e agradecer ao ministro [Eduardo] Pazuello pelo que o senhor fez por esse País, em especial ao meu Estado de Goiás, durante a pandemia do coronavírus”, disse o senador. “Quase 18 mil respiradores foram entregues no Brasil pelo Ministério da Saúde, quase mil só para Goiás”, complementou.

O senador argumentou que a CPI “tem motivação política” e que a culpa da crise sanitária no País “não é de uma única pessoa, mas de todos os poderes”. “A responsabilidade pelas mortes dos mais de 440 mil brasileiros não é só de uma pessoa como estão querendo imputar, mas é de todos nós, de todos nós! É do Congresso Nacional, prefeitos, governadores, Judiciário, todos nós que, às vezes, falhamos.”

O pessedista, que já morou por 14 anos em Roraima, criticou as falas dos colegas sobre a crise de oxigênio no Amazonas. Segundo ele, não teria como entregar o insumo rapidamente na região. “Eu morei nessa região, então quando alguns falam que é muito simples colocar oxigênio da noite para o dia, no Amazonas não é bem assim. Se fosse fácil assim, muitos teriam colocado.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp