Press "Enter" to skip to content

Vania Ferro abre exposição O Olhar Indagador no próximo dia 30

Última atualização 29/11/2023 | 13:54

Um dos principais nomes das artes plásticas em Goiás, Vania Ferro abre na próxima quinta-feira, 30, a exposição de pinturas O Olhar Indagador, que será realizada no Espaço de Artes Vania FFF, a partir das 19h30, com visitação gratuita até 15 de dezembro. A mostra individual conta com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A exposição reúne 30 telas em acrílico sobre tela e técnica mista, produzidas nos últimos três anos, que traduzem as buscas e indagações da artista, que tem mais de 40 anos de carreira. A curadoria da exposição é assinada por Oscar D’Ambrosio, Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

A artista traz uma série de trabalhos, em que impera o estilo abstrato, criado a partir do período da pandemia. Para Vania Ferro, a exigência do isolamento permitiu ao artista em geral a possibilidade de estar mais tempo consigo mesmo e de refletir sobre a natureza do próprio trabalho. “Esse ciclo de maior introspecção, que já é característica do fazer artístico, foi uma oportunidade de burilar melhor o que já estava dentro de nós – no contexto do sofrimento e seu potencial de crescimento”, ressalta.

Vania Ferro se define como uma artista de estilo “contemporâneo ousado”, sempre em busca do novo no conteúdo ou na forma de se expressar. Na exposição, que em sua maioria é composta por obras abstracionistas, a artista apresenta telas vibrantes e que cativam o espectador. Porém, ecos do figurativo de outras fases de sua carreira aparecem em alguns momentos, em especial por meio de pinceladas mais gestuais que evocam mãos ou figuras femininas, elementos recorrentes em sua iconografia.

A artista

Natural de Paraúna, Vania Ferro é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem no currículo mais de 30 exposições individuais e coletivas em espaços relevantes do estado. A artista também já fez expos em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Recife, além de Paris, Nova York, Lima e Cidade do México.

Atualmente participa, como convidada, da exposição Goiânia 90 anos – da chegada do Modernismo ao início do Contemporâneo, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.