Vapt Vupt passa a ofertar atendimentos da Justiça estadual

Vapt Vupt passa a ofertar atendimentos da Justiça estadual

O Vapt Vupt começa a oferecer um novo serviço à população: a consulta de processos judiciais em tramitação na Justiça goiana, além de permitir o registro de atermações (reclamações de direitos), com agendamento de audiências. A novidade é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Para a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos, Lara Borges, a novidade representa um avanço significativo na democratização do acesso à justiça em Goiás. “Com a inclusão dos serviços judiciais no Vapt Vupt, estamos não apenas facilitando a vida dos cidadãos, mas também promovendo uma cultura de resolução pacífica de conflitos, ressalta a subsecretária.

O projeto-piloto está funcionando no Vapt Vupt da unidade da Praça Cívica, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), e poderá ser ampliado para as demais regiões do estado. “Recebemos essa nova parceria com a expectativa de ofertar à população mais uma opção de serviço que facilita a sua vida, seja por concentrar suas demandas em um único lugar ou por popularizar o acesso ao serviço em questão”, avalia a superintendente da Gestão do Atendimento ao Cidadão da Sead, Lilianne Lima de Sousa.

A dinâmica do atendimento é a mesma que ocorre com serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) dentro das unidades Vapt Vupt: um servidor do Executivo é treinado pelo TJGO para atender as demandas. O atendimento presencial é continuado, de forma digital, pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJGO. Os serviços são prestados de forma gratuita.

Alguns dos serviços que podem ser resolvidos por meio da atermação na área de família, são ações de divórcio, pensão alimentícia, investigação e reconhecimento de paternidade, entre outros. Já na área cível, é possível atermar ações de cobrança, rescisão contratual, dívidas de banco e outros. “A parceria com o Governo do Estado de Goiás, por meio do Vapt Vupt, é de extrema importância social, pois, tem como objetivo levar justiça e cidadania à sociedade, aproximando o Judiciário da comunidade”, afirma o juiz Leonys Lopes, coordenador do Nupemec.

Para receber atendimento do novo serviço o interessado deverá agendar previamente, pelo Tele-Expresso (62 / 3269-4340) ou pelo portal vaptvupt.go.gov.br. Para dúvidas a respeito dos serviços ofertados, há atendimento por whatsapp, no número (62) 3018-6737.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos