As tempestades que assolaram o Reino Unido no último ano resultaram em uma contaminação na vida marinha ao longo da costa, devido aos vazamentos de esgoto que despejaram uma variedade de substâncias no mar. De acordo com uma reportagem do “Daily Star“, peixes e crustáceos estão agora carregados com uma série de drogas, incluindo cocaína, pílulas anticoncepcionais e antidepressivos.
A Agência Ambiental divulgou que houve um aumento alarmante de 54% nos vazamentos de esgoto na Inglaterra em 2023, totalizando 464.056 ocorrências, em comparação com o ano anterior.
Esses vazamentos têm consequências diretas para a vida marinha, já que os resíduos humanos acabam sendo despejados no mar, afetando os animais que habitam as águas costeiras do país. Dado que o Reino Unido tem um consumo per capita de cocaína superior ao de qualquer outro país europeu, e que suas taxas de consumo superam até mesmo as do México e da Colômbia, os animais marinhos estão sofrendo os efeitos colaterais desse consumo desenfreado.
O professor Alex Ford, biólogo marinho da Universidade de Portsmouth, explicou em uma entrevista ao programa “Good Morning Britain”, da ITV, que os vazamentos de esgoto contribuem diretamente para essa situação. Ele observou que a estação de tratamento de esgoto não consegue lidar adequadamente com a quantidade de resíduos produzidos, resultando no despejo direto no ambiente marinho.
Ford tem realizado análises das águas ao redor do porto de Langstone, em Hampshire, e constatou que os animais marinhos estão repletos de drogas, incluindo cocaína, pílulas anticoncepcionais e antidepressivos.