Press "Enter" to skip to content

Vereador é acusado de racismo após imitar som de macaco durante sessão na Câmara

Última atualização 16/11/2023 | 09:35

O vereador Lincon Albuquerque (Cidadania) está sendo acusado de injúria racial após reproduzir sons de macaco enquanto um colega discursava em uma sessão na Câmara de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A situação foi denunciada a Polícia Civil pelo também vereador Carlos Lopes Ribeiros (Solidariedade), conhecido como Carlim Imperador, e está sendo investigado.

O caso ocorreu nesta segunda-feira, 13, durante a votação de um projeto de lei que prevê a criação de uma loteria municipal. Na gravação, que foi ao ar no canal oficial do órgão legislativo, mostra o momento em que Carlim Imperador tenta justificar o seu voto contra a aprovação do projeto, mas acaba iniciado uma discussão entre os vereadores.

Neste momento, Lincon faz um sinal com a mão, dando a entender que o colega estava ‘falando demais’ e passou a reproduzir sons de macaco para Carlim. Os outros parlamentares que estavam discutindo acabam fazendo silêncio.

“Na hora me deu um branco, fiquei muito envergonhado, porque ele tentou me desprestigiar como pessoa”, lamentou o vereador.

Após o ocorrido, Carlim procurou a delegacia para denunciar a discussão como injúria racial e a investigação foi confirmada pela Polícia Civil.

O vereador também utilizou as redes sociais para falar sobre o caso e pedir para que as pessoas tenham mais consciência sobre este tipo de violência, para que novas situações não aconteçam. “Não é a cor, não é a condição social, que vai diferir um cidadão. Somos todos iguais perante a lei. Estou extremamente constrangido e ofendido com o professor Lincon. Um vereador, um professor, não pode cometer uma barbárie como essa”, afirmou.