Press "Enter" to skip to content

Vereadora é expulsa do partido após dizer que ter filho autista é “castigo de Deus”

Última atualização 01/11/2023 | 15:23

A vereadora de Arcoverde, Zirleide Monteiro (PTB), foi expulsa do partido após ter realizado falas capacitistas. Na última segunda-feira, 30, a parlamentar disse que o filho autista de uma mulher é “castigo de Deus”.

“O castigo de Deus ele dá aqui, em vida. Quando ela veio com filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta para pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, afirmou.

Na ocasião em questão, a vereadora estava se referindo a uma adversária política que é mãe de uma criança autista de 4 anos.

O líder do partido PTB/Patriota, Fred Costa (Patriota-MG), foi quem tomou a decisão de expulsá-la e informou através de uma rede social, que ele e o deputado federal Bruno Lima (PP-SP) vão enviar à Câmara Municipal de Arcoverde um pedido de cassação do mandato da vereadora.

“Não aceitamos uma pessoa ao nosso lado, no nosso partido, com esse sentimento”, enfatizou Fred Costa sobre Zirleide. “Poucas vezes eu escutei algo tão abominável, repugnante. Uma vereadora, representante do povo, fala que uma pessoa com autismo é castigo divino, é absolutamente inaceitável”, disse.

O deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) apresentou à Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência um requerimento de moção de repúdio contra a declaração da vereadora.

O parlamentar ressaltou que a fala de Zirleide é “extremamente capacitista” e deve ser “imediatamente repudiada”. “É vergonhoso aceitar esse tipo de preconceito em um local que deveria lutar em defesa aos direitos das pessoas com deficiência e de seus familiares”, enfatizou.

Assista ao vídeo da vereadora: