Press "Enter" to skip to content

Verstappen pode desbancar Hamilton na Fórmula 1; veja as combinações que o holandês precisa para ser campeão

Última atualização 02/02/2022 | 20:33

Na Fórmula 1, desde 2014, praticamente um piloto e uma equipe dominam as pistas. Lewis Hamilton e a Mercedes, juntamente com Nico Rosberg como companheiro do inglês, podem perder o posto de melhores nesse domingo (5). Para que isso aconteça, Max Verstappen precisa vencer a corrida, conseguindo o título para Red Bull e se tornando o primeiro holandês campeão mundial da categoria.

A Band transmite o GP de Jeddah, na Arábia Saudita, às 14h30. Verstappen larga em terceiro e Hamilton, após conseguir um tempo melhor na sua última volta de classificação, larga na primeira posição.

Combinações na Fórmula 1

Para que o holandês seja o campeão mundial neste domingo existem algumas combinações para isso. A primeira é a vitória de Verstappen contando com um ponto a mais pela sua volta mais rápida, enquanto Hamilton só poderia terminar a corrida em sexto, no máximo.

Existem outras duas possibilidades. Se o holandês terminar na segunda posição, ele precisaria só fazer a volta mais rápida. Nesse caso, Hamilton não poderia terminar entre os 10 primeiros, nem como ponto extra. A necessidade é que Hamilton não pontue.

Não são contas difíceis de serem feitas, mas também não são muito fáceis de ocorrerem. O único cenário parecido aconteceu no GP de Mônaco, quando Hamilton chegou em sétimo e Verstappen venceu.

Verstappen tem grandes chances de chegar na última corrida com vantagem sobre o inglês, mesmo que não vença hoje. Há, ainda, a possibilidade de ambos chegarem empatados na última corrida do ano, no GP de Abu Dhabi. Para isso, Hamilton teria de vencer fazendo a volta mais rápida, com o Holandês chegando na segunda posição.

Se ambos não terminarem a corrida, Max Verstappen seria o campeão, pois tem uma vitória a mais que Hamilton.

Temporada de Verstappen e da Red Bull

No Mundial de Construtores, a Mercedes ainda lidera o campeonato por cinco pontos de diferença. Para se sagrar campeão na corrida de hoje, a equipe teria de ter uma dobradinha e com a RBR longe do pódio, o que ainda não ocorreu nesse ano.

A temporada é extremamente disputada, com cinco trocas de liderança ao longo do ano, Verstappen conseguiu chegar na penúltima corrida do ano com oito pontos de vantagem para Hamilton. Para ser campeão agora precisa de mais 10 pontos de vantagem para o britânico.

Verstappen evita pensar nas contas, focando no que depende apenas dele em Jeddah.

“Sei que todo mundo aqui faz perguntas, mas assim que eu deixo a sala, volto a não pensar nessas coisas. Senão é colocar pensamentos desnecessários na minha própria cabeça”, disse o holandês.