Vestibular seriado UFMG: 30% das vagas a partir de 2028; isenção de taxa para vulneráveis econômicos.

vestibular-seriado-ufmg3A-3025-das-vagas-a-partir-de-20283B-isencao-de-taxa-para-vulneraveis-economicos

UFMG passa a adotar vestibular seriado; primeiras provas ocorrem já em 2025

Neste modelo de processo de seleção, estudantes fazem provas ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio e, ao final, escolhem qual curso querem seguir. Previsão é que 30% das vagas sejam destinadas a esses alunos a partir de 2028.

Diário do Estado: A partir de 2028, 30% dos estudantes que ingressarem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) serão selecionados por meio do vestibular seriado.

Esse modelo funcionará em paralelo ao atual método de ingresso via Sisu, que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e seguirá as regras de cotas garantidas por lei.

A nova forma de acesso, aprovada pelo Conselho Universitário, prevê a aplicação de três provas ao final de cada uma das três séries do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Diário do Estado: O primeiro grupo de estudantes que poderá ingressar pela nova seleção deverá iniciar o ciclo de provas em 2025, para ocupar as vagas em 2028. Ainda não há previsão para abertura das inscrições.

Entretanto, a UFMG adianta que, para implementar a avaliação seriada, haverá a possibilidade de isenção parcial ou total da taxa de inscrição para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Diário do Estado: O candidato fará uma prova anual sobre o conteúdo de cada série do Ensino Médio e, no terceiro ano, escolherá qual curso de graduação pretende se candidatar, entre os 94 oferecidos pela UFMG.

A UFMG também manterá outras formas de seleção para vagas iniciais de graduação, como o Vestibular Habilidades (Escola de Belas Artes e Escola de Música), além dos processos de Licenciatura em Letras-Libras, Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei) e Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp