Vídeo: Arcebispo de Goiânia critica proposta de mudança de nome do aeroporto

A polêmica em torno da mudança de nome do aeroporto de Goiânia levou o arcebispo da capital, Dom Washington Cruz, a publicar um vídeo nesta terça (07) criticando a substituição pelo nome de Iris Rezende Machado.

Ele fez um apelo aos políticos para votarem contra o Projeto de Lei (PL) aprovado no Senado que aguarda apreciação na Câmara dos Deputados.

“Peço ao senhor governador Ronaldo Caiado, aos senadores e deputados federais que lutem para que o nome ‘Aeroporto Internacional Santa Genoveva’ permaneça inalterado”, disse na gravação.

O pedido do representante católico surge após proposta de alteração de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB), que justifica ser necessário renomear o aeroporto com o nome de Iris Rezende, como uma homenagem a um dos maiores políticos de Goiás.

Em oposição ao PL junto com a Arquidiocese está a família de Altamiro de Moura Pacheco. Segundo eles, uma das condições do médico e pecuarista ao doar o terreno para a construção do aeroporto foi batizá-lo com o nome da mãe dele. Luiz do Carmo afirma que pediu documentos legais que comprovem o pedido.

No vídeo de Dom Washingon Cruz, ele afirma que o nome Genoveva também faz referência à cidade onde Santos Dumont teria realizado o primeiro voo do planeta e faz uma breve biografia de Santa Genoveva.

Repúdio

A União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Goiânia (Unijuc) compartilhou nas redes sociais uma carta aberta questionando s a mudança traria mais investimentos do Governo Federal e melhorias ao estado.

“O Congresso Nacional deveria estar ocupado votando e discutindo projetos que consigam reerguer a economia brasileira e levar mais dignidade ao povo, que tanto sofre em razão da crise econômica”.

Renomeação

Além do aeroporto, que é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), outros equipamentos públicos devem receber o nome do ex-governador: o Mutirama, a Avenida Anhanguera, o Paço Municipal, o Bosque dos Buritis e o Morro da Serrinha.

O ex-governador, ex-ministro e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende morreu em 09 de dezembro, aos 87 anos, por complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Assista o vídeo do Arcebispo completo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedores jogam cabeça de porco em jogo de Corinthians x Palmeiras

Durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, um incidente chocante marcou o jogo. Torcedores do Corinthians lançaram uma cabeça de porco no campo, gerando grande controvérsia e indignação.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu começou antes do início do jogo, quando a cabeça de porco foi arremessada por um homem em uma sacola por cima das grandes do setor sul.

A Polícia Civil solicitou ao Corinthians o acesso às imagens da câmera de segurança para identificar todos os responsáveis pelo ato. Dois torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e, após depoimentos, foi proposto uma transação penal no valor de R$ 4 mil ao Ministério Público, mas eles não aceitaram e negaram ter participado do ato.

Um dos suspeitos da provocação foi identificado como Rafael Modilhane, que teria comprado e arquitetado o ataque ao time rival. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o torcedor comprou o item em um açougue e mencionou o plano para jogar a cabeça no gramado.

“Sabe aquela cabeça de porco que postei mais cedo? Vocês vão ver o que vai acontecer com ela. A gente é louco mesmo. Se for para mexer com o psicológico de vocês [jogadores], nós vamos mexer.”, afirmou Modilhane.

Confira o vídeo:

Pelo artigo 201 da nova Lei Geral do Esporte, os torcedores envolvidos podem responder por “promover tumulto, praticar, incitar a violência e invadir local restrito aos competidores, com possível penas de até seis meses de prisão ou multa”. Cabe agora a decisão do Ministério Público se a denúncia será realizada ou voltará ao Drade para novas investigações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp