Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Arcebispo de Goiânia critica proposta de mudança de nome do aeroporto

Última atualização 07/12/2021 | 23:20

A polêmica em torno da mudança de nome do aeroporto de Goiânia levou o arcebispo da capital, Dom Washington Cruz, a publicar um vídeo nesta terça (07) criticando a substituição pelo nome de Iris Rezende Machado.

Ele fez um apelo aos políticos para votarem contra o Projeto de Lei (PL) aprovado no Senado que aguarda apreciação na Câmara dos Deputados.

“Peço ao senhor governador Ronaldo Caiado, aos senadores e deputados federais que lutem para que o nome ‘Aeroporto Internacional Santa Genoveva’ permaneça inalterado”, disse na gravação.

O pedido do representante católico surge após proposta de alteração de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB), que justifica ser necessário renomear o aeroporto com o nome de Iris Rezende, como uma homenagem a um dos maiores políticos de Goiás.

Em oposição ao PL junto com a Arquidiocese está a família de Altamiro de Moura Pacheco. Segundo eles, uma das condições do médico e pecuarista ao doar o terreno para a construção do aeroporto foi batizá-lo com o nome da mãe dele. Luiz do Carmo afirma que pediu documentos legais que comprovem o pedido.

No vídeo de Dom Washingon Cruz, ele afirma que o nome Genoveva também faz referência à cidade onde Santos Dumont teria realizado o primeiro voo do planeta e faz uma breve biografia de Santa Genoveva.

Repúdio

A União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Goiânia (Unijuc) compartilhou nas redes sociais uma carta aberta questionando s a mudança traria mais investimentos do Governo Federal e melhorias ao estado.

“O Congresso Nacional deveria estar ocupado votando e discutindo projetos que consigam reerguer a economia brasileira e levar mais dignidade ao povo, que tanto sofre em razão da crise econômica”.

Renomeação

Além do aeroporto, que é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), outros equipamentos públicos devem receber o nome do ex-governador: o Mutirama, a Avenida Anhanguera, o Paço Municipal, o Bosque dos Buritis e o Morro da Serrinha.

O ex-governador, ex-ministro e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende morreu em 09 de dezembro, aos 87 anos, por complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Assista o vídeo do Arcebispo completo: