Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pessoas a procura de alimentos dentro de um caminhão de lixo. As imagens foram registradas pelo motorista de aplicativo, André Queiroz, no dia 28 de setembro e compartilhada no Tik Tok neste domingo (17). Se trata de um retrato explícito do crescimento da fome no Brasil.
A cena ocorre em frente a um supermercado no Bairro Cocó, área nobre de Fortaleza (CE). Nas imagens, oito pessoas, entre homens e mulheres, coletam restos de comida descartadas do comércio. Enquanto isso, os garis organizam o lixo a ser despejado na caçamba.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), para 41% da população brasileira ter comida na mesa se tornou um luxo. Dentre elas, 27% vivem com insegurança alimentar leve, ou seja, incerteza em relação as refeições futuras. Outros 13,9% vivem sem a quantidade adequada de comida.
Pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, a insegurança alimentar aumentou 19% nos domicílios onde algum morador havia perdido o emprego ou houve o endividamento em razão da pandemia. Um dos resultados do inquérito é a necessidade urgente de se investir em políticas públicas para a geração de emprego e renda para a população e o combate às desigualdades sociais no país.
Assista o vídeo das pessoas brigando por restos de comida:
View this post on Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)