Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Manifestantes atiram sopa na Mona Lisa em protesto no Louvre

Última atualização 28/01/2024 | 14:59

Manifestantes ligados ao grupo ambiental Riposte Alimentaire atiraram sopa na icônica pintura da Mona Lisa neste domingo, 28. O ato ocorreu durante um protesto no museu do Louvre, em Paris, na França. A obra de Leonardo da Vinci, protegida por uma caixa de vidro, escapou de danos significativos.

A Riposte Alimentaire, traduzida como “Resposta Alimentar”, afirmou que dois ativistas vinculados à sua campanha foram responsáveis pelo ato de vandalismo. Após a evacuação, o Louvre reabriu a sala “Salle des Etats”, onde a Mona Lisa está exposta.

“Dois ativistas do movimento ambiental ‘Riposte Alimentaire‘ lançaram sopa de abóbora no vidro blindado que protege a Mona Lisa, neste domingo, 28 de janeiro de 2024, por volta das 10h (4aET)”, afirmou um comunicado do museu. “A equipe de segurança do Louvre interveio imediatamente.”

O museu anunciou que irá apresentar uma queixa formal contra os responsáveis pelo incidente. A Mona Lisa, famosa por atrair milhões de visitantes anualmente, já foi alvo de vandalismo e roubo ao longo dos anos.

Veja vídeo da do ataque à tela com sopa:

Em 1911, um funcionário do Louvre a roubou, aumentando sua notoriedade internacional. Na década de 1950, a parte inferior da tela sofreu um ataque de ácido, levando o museu a reforçar as medidas de proteção, incluindo vidro à prova de balas.

A pintura também resistiu a um ataque em 2009, quando uma mulher atirou uma xícara de cerâmica, quebrando a xícara, mas sem causar danos à obra. Em 2022, um visitante passou glacê na caixa de vidro que a protegeu.

Vandalismo

Não é a primeira vez que um dos quadros mais famosos do mundo é alvo da ira de manifestantes. A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, enfrentou mais um incidente em maio de 2022, quando um homem, disfarçado com peruca e usando cadeira de rodas, atirou uma torta na pintura.

Detido, foi encaminhado para atendimento psiquiátrico. No mesmo ano, ativistas da organização britânica Just Stop Oil protagonizaram um ato similar na National Gallery de Londres.

Os Girassóis, de Van Gogh, foram alvejados com sopa de tomate e colados na parede. Avaliada em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões) e protegida por vidro, a obra sofreu danos na moldura, mas permaneceu ilesa. A dupla ativista foi presa por “dano criminal”.