Vídeo: moradores denunciam prejuízos provocados pela falta de asfalto, em Aparecida de Goiânia

Moradores da Rua São Clemente, no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, denunciaram ao Diário do Estado que há pelo menos 40 anos a via está tomada por buracos. A falta de de pavimentação também tem afetando o abastecimento de água da região, já que as enxurradas ‘lavam’ a terra da rua deixando a tubulação exposta, o que acabada sendo danificada por pedras e terra.

Segundo o entregador, Marcondes Pereira de Moura, de 36 anos, a enxurrada, inclusive, começou a invadir as casas levando lixo e terra. Ele comenta que a situação tem trazido prejuízos a população, já que móveis e eletrodomésticos acabam molhando, além do sofrimento de ter que lidar com o barro.

“Toda vez que chove é assim, os canos ficam de foram e são quebrados pelas enxurrada. A vantagem é que a Saneago sempre arruma, o problema é a prefeitura que não faz nada. Não pode chover que a rua fica parecendo um rio de lama. Ela poderia pelo menos manusear a água para cair em algum lugar, já que não vão asfaltar a rua mesmo. O prefeito tinha que vir aqui ver a situação. Como que a população pode viver assim?”.

Crateras impedem trafego de veículos pela rua / Foto: Arquivo pessoal

 

Asfalto

Marcondes diz que a prefeitura prometeu asfaltar a região em 2022, mas que não está confiante de que a promessa vá se concluir. O entregador explica que a problema é antigo e que há 30 anos houve que o bairro será asfalto.

“Cheguei aqui com 6 anos de idade e todo ano a situação piora, nunca foi feito nada para melhorar a qualidade de vida da população do Buriti Sereno. É preciso trazer o asfalto e bocas de lobo para a região. No entanto, o prefeito não faz nada. Os carros atolam toda vez que chove, nem Uber quer vir na casa da gente porque não quer entrar em buraco e barro. A Rua São Clemente é a mais prejudicada do setor, já que a terra da parte de cima vem tudo pra cá”.

Em nota, a prefeitura do município disse irá asfaltar todo o setor. Porém, não estipulou data para concluir a pavimentação do bairro.

Enxurrada tem entrado nas casas e danificado tubulação d’água / Foto: Arquivo pessoal

 

Nota da prefeitura

“Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que parte do Jardim Buriti Sereno é contemplado com galeria pluvial e asfalto. A Avenida Graça Aranha e Rua Nilo Peçanha, por exemplo, foram pavimentadas para a contemplação do Eixo Leste-Oste 01, que ligará as regiões do Jardim Maranata até o Jardim Helvécia. As avenidas Prado Júnior e Portugal também serão pavimentas como parte do Eixo Leste Oeste 05, que ligará as regiões do Parque das Nações até o Anel Viário.

A Secretaria informa ainda que a última etapa do Jardim Buriti Sereno – o maior bairro da cidade – será pavimentada com recurso do novo financiamento, que será firmado entre a prefeitura de Aparecida e instituição financeira”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp