Vídeo: PM de SC aborda homem negro após ‘atitude suspeita’

PM de SC é acusada de racismo após abordagem de homem negro ‘suspeito’

Na última quarta-feira, 15, um homem negro sofreu uma abordagem de forma violenta por dois agentes da Polícia Militar de Santa Catarina, em Criciúma, na Região Metropolitana. Uma testemunha gravou o momento em que o homem é jogado no chão com força e abordado pelos PM.

De acordo com pessoas, a abordagem aconteceu após um lojista chamar a polícia porque achou a atitude da vítima ‘suspeita”, por estar próximo à loja sentado em um banco. 

No vídeo que registrou a violência, é possível ouvir pessoas questionando o motivo dele ser algemado e o policial responde: ”Antes de filmar, tu tem que saber porque que ele tá sendo abordado”. Nas imagens também é possível ver uma policial, aparentemente, tapando a câmera do uniforme no momento da abordagem.

O denúncia chamou atenção nas redes sociais e acabou repercutindo, causando um questionamento sobre a violência sofrida pelo homem negro. “Que as imagens da câmera da PM mostram a verdade e quem de direito mereça, seja punido. Se fosse branco, os lojistas ligariam pra PM? Essa é minha dúvida”, questiona um internauta. 

Em nota, a PM informou que foi acionada para ”averiguação de pessoa em atitude suspeita”. A corporação disse ainda que o homem não teria obedecido aos comandos dos policiais e os ameaçado. Foi dito também que ele foi conduzido até a delegacia sendo liberado após assinar Termo Circunstanciado.

Confira o vídeo do momento:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp