Vídeo: PM destrói balsas e prende 15 garimpeiros no Rio Corumbá

Operação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental destruiu quatro balsas e apreendeu 15 garimpeiros, no Rio Corumbá, em Orizona, região Sudoeste de Goiás. A ação que visa combater garimpo ilegal, ocorreu nesta quinta-feira (17).

De acordo com o Tenente Coronel Pascoal, ao todo, 28 militares participaram da operação, dentre eles, equipes náuticas e terrestres.

Ainda segundo o Coronel, o garimpo ilegal, além de agredir o meio ambiente, também causa transtornos para os ribeirinhos e moradores do município.

“Para extrair o ouro, eles usam mercúrio, que é um metal pesado, e ele contamina o rio, consequentemente os peixes. Além de que alguns, para chegar até o rio, vão abrindo caminho na mata, ou seja desmatando. Outros passam por terras de ribeirinhos, deixando a população coagida”, explicou o Coronel.

O militar também explica que a presença dos garimpeiros tira a paz da população, uma vez que, muitos são foragidos da justiça.

Ao todo, 15 criminosos foram conduzidos a delegacia do município. Todos eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A audiência no Judiciário está marcada para o dia 19 de abril deste ano.

Vídeo:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos