Press "Enter" to skip to content

Vídeo: polvo gigante surpreende mergulhadora e dá “abraço” em mar do Canadá

Última atualização 13/11/2022 | 10:56

Um encontro inédito chamou atenção dos internautas nesta semana. Uma mergulhadora flagrou o momento em que um polvo gigante a abraçou durante uma expedição no Salish Sea, em Vancouver, no Canadá. Andrea Humphreys divulgou a cena rara em seu perfil nas redes sociais.

“Ele primeiro rastejou para o amigo e por toda a máscara dele, e então quando comecei a tirar fotos e vídeos à distância, ele rastejou para mim e por toda a minha câmera e, eventualmente, para o meu corpo”, afirmou à reportagem do jornal The Guardian.

A mergulhadora disse que o encontro durou cerca de 40 minutos. Segundo ela, foi uma bênção ter tido essa oportunidade que a permitiu ter uma conexão íntima e improvável com uma criatura que muitos consideram um “alienígena”. As imagens fizeram tanto sucesso que ela passou a ser apelidado de “senhora polvo”.

“Completei mais de 675 mergulhos e acho que esse é um dos melhores mergulhos do mundo. Toda vez que eu me afastava, o polvo continuava vindo em minha direção. E foi tão incrível e inspirador”, completou.

Pelas imagens é possível notar a coloração avermelhada do molusco. De acordo com uma estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os polvos conseguem sentir sabores, cheiros e texturas através das ventosas dos tentáculos, além de demonstrar emoções pela cor e se camuflar. 

Se assumisse o tom acinzentado, ele teria demonstrado  agressividade, o que não ocorreu. A cor marrom-alaranjado sugere sentimento ativo ou lúdico. Manchinhas apontam curiosidade e interesse.

O polvo-gigante-do-Pacífico é o maior de todos os polvos e pode ter nove metros entre as pontas dos braços e pesar 250 quilogramas. E le pode ser encontrado nas águas marinhas  costeiras do norte do Oceano Pacífico em países  Japão, Coreia, Rússia, Canadá, Estados Unidos e México.

 

Assista ao vídeo: