Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Renan Calheiros e Jorginho Mello trocam farpas na CPI da Covid

Última atualização 23/09/2021 | 18:35

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL) e o Senador Jorginho Mello (PL-SC) trocaram xingamentos na manhã de hoje (23), durante a reunião do colegiado. Os parlamentares trocaram acusações, entre gritos de “puxa-saco”, “picareta” e “vagabundo”. Outros parlamentares que estavam presente na reunião desta manhã precisaram intervir para evitar um confronto.

A troca de farpas começou quando Renan Calheiros disse que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e citou como exemplo o fato do governo ter feito contratos de compras de insumos e vacinas contra a pandemia com empresas agora investigadas.

“Foi empresa dessa gente escolhida pelo presidente para comprar vacina. Ele preferiu esse tipo de negociação. É por isso que tem aumentado a cada dia a percepção de que o governo é um governo corrupto”, afirmou Renan.

Jorginho Mello, aliado do presidente, não gostou da declaração e tentou defender Bolsonaro. “Não foi o governo que escolheu [as empresas]. Foram picaretas que tentaram vender”, respondeu Jorginho.

Em seguida, o relator da CPI pediu para que o colega que não o interrompesse para defender Bolsonaro e o empresário Luciano Hang, também alvo da investigação. “Vai lavar a boca para falar do Luciano, um empresário decente”, disse Jorginho. Renan rebateu Jorginho dizendo “Vai lavar a tua, vagabundo”. Em seguida, os dois trocaram xingamentos chamando um ao outro de “vagabundo” e “ladrão”

Contidos por Colegas 

Em meio ao tumulto, Renan se levantou da tribuna para se aproximar do senador Jorginho Mello, que estava sentado em um dos assentos do plenário da comissão.

Um tumulto se formou em torno dos dois parlamentares. Renan chamou Jorginho de “puxa-saco” que rebateu Renan o chamando de “vagabundo”.

Os outros parlamentares presentes na comissão, tiveram que conter fisicamente, até mesmo com abraços, os dois senadores. Com isso, os ânimos entre os parlamentares aos poucos foram se acalmando. Calheiros voltou à mesa diretora da CPI, e o depoimento de hoje foi retomado.

Confira o Vídeo