Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Servidores da prefeitura de Pirenópolis são investigados pela polícia

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO), deu cumprimento na manhã de hoje (30), 21 mandados de busca e apreensão e 3 afastamentos de função pública contra servidores da Prefeitura de Pirenópolis. A Operação Replica, encabeçada Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP), cumpriu as ordens nas cidades de Pirenópolis, Goiânia, Cristalina, Formosa e Goianápolis, além do Distrito Federal.

A investigação apontou procedimentos que direcionava e favorecia a contratação de empresas para realizarem o serviço de inventário patrimonial de diversas Secretarias municipais.  O grupo atuava com documentações copiadas e reproduzidas em todos os procedimentos, ou seja, mesmas empresas participantes, propostas semelhantes e o mesmo licitante vencedor.

PC recolhendo documentos e computadores / Foto: Polícia Civil

O objetivo da investigação que está acontecendo, foi o de levantar mais elementos para fortalecer as informações já existentes. Estão sendo investigados 10 pessoas físicas, além de pessoas jurídicas de direito público e privado. Os investigados vão responder pelos delitos de fraude a licitações e falsificação de documento público e particular. Ao todo, 64 policiais participaram da operação, que teve apoio das delegacias regionais de Anápolis, Luziânia e Formosa.

 

PC cumprindo mandado de busca / Foto: Polícia Civil

De acordo com o delegado, Moacir Tomaz de Souza Filho, adjunto da Dercap, a operação faz parte de uma investigação desde 2020, que apura irregularidade em procedimentos licitatórios e contratos, firmado pela prefeitura do município.

A prefeitura de Pirenópolis alega que os crimes investigados dizem respeito a gestão 2017/2020:

“Os indícios recaem que houve favorecimento e direcionamento para determinada empresa, inclusive empresa fictícia e sem sede. Possa ter ocorrido também o fato de outras empresas entrarem como participantes, com o intuito de fraudar o caráter competitivo”.

Assista os vídeos da operação: