Vídeo: Seu Jorge denuncia casos de racismo durante show em Porto Alegre

Seu Jorge racismo Porto Alegre

Nesta segunda-feira, 17, o cantor Seu Jorge decidiu se manifestar a respeito do caso de racismo que aconteceu durante um show em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Em um vídeo de nove minutos, o artista discursou a respeito do carinho pela cidade, lamentando os ataques gratuitos que sofreu ao final da apresentação.

O desabafo de Seu Jorge

No vídeo cuja publicação ocorreu nas redes sociais, Seu Jorge começa falando que possui um enorme respeito pelo estado do Rio Grande do Sul. A melhor cantora brasileira de todos os tempos, na visão do carioca, é Elis Regina, que nasceu justamente em Porto Alegre. Em seguida, começa a explicação do caso de racismo.

Era um evento de gala com sócios do clube Grêmio Náutico União, na reinauguração do Salão União, que passou por reformas este ano. Seu Jorge afirmou que não viu nenhuma pessoa negra no jantar, com exceção dos funcionários. Além disso, ele ouviu dizer que esses trabalhadores tinham sido proibidos de falar com o cantor, ou até mesmo olhar para o mesmo.

Para piorar, assim que o cantor saiu do palco, começaram alguns xingamentos e vaias. Segundo uma pessoa que estava no show e não quis se identificar, as vaias se transformaram em “sons de macaco”, com direcionamento a Seu Jorge. Tudo isso porque o artista falou sobre a maioridade penal, dizendo que o importante não era prender mais cedo ou mais tarde, mas sim dar condições iguais para todos os jovens.

Entre as 800 pessoas que estiveram presentes, grande parte aplaudiu o momento, mas algumas deram início às vaias. Determinados convidados também gritaram frases como “negro vagabundo” e “mito, mito!”.

“Não reconheci a cidade que aprendi a amar e respeitar. […] O que eu presenciei foi muito ódio e gratuito e muita grosseria racista”, disse Seu Jorge. Por conta do fato, ele nem chegou a apresentar o bis ao final do show. No entanto, fez questão de falar e tirar fotos com os funcionários do evento.

Concluindo, Seu Jorge declarou que continuará na luta contra o racismo e todo tipo de preconceito, a fim de proteger a juventude negra, oprimida em favelas e comunidades carentes.

Confira um trecho do vídeo em que Seu Jorge fala sobre o caso de racismo:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos