Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Seu Jorge denuncia casos de racismo durante show em Porto Alegre

Última atualização 18/10/2022 | 11:28

Nesta segunda-feira, 17, o cantor Seu Jorge decidiu se manifestar a respeito do caso de racismo que aconteceu durante um show em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Em um vídeo de nove minutos, o artista discursou a respeito do carinho pela cidade, lamentando os ataques gratuitos que sofreu ao final da apresentação.

O desabafo de Seu Jorge

No vídeo cuja publicação ocorreu nas redes sociais, Seu Jorge começa falando que possui um enorme respeito pelo estado do Rio Grande do Sul. A melhor cantora brasileira de todos os tempos, na visão do carioca, é Elis Regina, que nasceu justamente em Porto Alegre. Em seguida, começa a explicação do caso de racismo.

Era um evento de gala com sócios do clube Grêmio Náutico União, na reinauguração do Salão União, que passou por reformas este ano. Seu Jorge afirmou que não viu nenhuma pessoa negra no jantar, com exceção dos funcionários. Além disso, ele ouviu dizer que esses trabalhadores tinham sido proibidos de falar com o cantor, ou até mesmo olhar para o mesmo.

Para piorar, assim que o cantor saiu do palco, começaram alguns xingamentos e vaias. Segundo uma pessoa que estava no show e não quis se identificar, as vaias se transformaram em “sons de macaco”, com direcionamento a Seu Jorge. Tudo isso porque o artista falou sobre a maioridade penal, dizendo que o importante não era prender mais cedo ou mais tarde, mas sim dar condições iguais para todos os jovens.

Entre as 800 pessoas que estiveram presentes, grande parte aplaudiu o momento, mas algumas deram início às vaias. Determinados convidados também gritaram frases como “negro vagabundo” e “mito, mito!”.

“Não reconheci a cidade que aprendi a amar e respeitar. […] O que eu presenciei foi muito ódio e gratuito e muita grosseria racista”, disse Seu Jorge. Por conta do fato, ele nem chegou a apresentar o bis ao final do show. No entanto, fez questão de falar e tirar fotos com os funcionários do evento.

Concluindo, Seu Jorge declarou que continuará na luta contra o racismo e todo tipo de preconceito, a fim de proteger a juventude negra, oprimida em favelas e comunidades carentes.

Confira um trecho do vídeo em que Seu Jorge fala sobre o caso de racismo: