VP de Relações Institucionais do Vasco destaca importância do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro e papel do clube nas novas regras

vp-de-relacoes-institucionais-do-vasco-destaca-importancia-do-fair-play-financeiro-no-futebol-brasileiro-e-papel-do-clube-nas-novas-regras

Membro do grupo Fair Play, o novo VP vê o Vasco em um processo de transição para se adequar às regras que todos os clubes terão que seguir. Alexandre Cordeiro Macedo participou de um painel promovido pela CBF sobre sustentabilidade dos clubes, enfatizando a importância do clube estar presente em todas as discussões do futebol brasileiro.

Nomeado há menos de duas semanas como vice-presidente de Relações Institucionais do Vasco, Macedo representou o clube em um evento em São Paulo. Ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e indicado para o conselho da SAF, ele agora se dedica a contribuir com a gestão profissionalizada do clube.

Antes mesmo de assumir o cargo, Alexandre Cordeiro já participava ativamente do grupo de trabalho que idealizou o Fair Play Financeiro no futebol brasileiro. Seu papel dentro do Vasco é essencial para garantir que o clube esteja alinhado com as iniciativas do Fair Play e em conformidade com as novas regras que serão implementadas.

Ao falar sobre sua ligação com o Vasco, Alexandre conta que sua origem vascaína vem do pai e que sua missão é representar o clube junto a diferentes instituições. Ele destaca a importância de se manter próximo de entidades relevantes para o Vasco e estar presente em debates que influenciam o futebol, como legislações, decisões judiciais e convênios.

Participante ativo das discussões do grupo de trabalho do Fair Play, Macedo acredita que a mudança será significativa para o futebol brasileiro como um todo. Ele ressalta que o objetivo do Fair Play não é apenas impor regras, mas oferecer auxílio e monitoramento aos clubes, visando seu crescimento e melhoria.

Questionado sobre a recuperação judicial do Vasco e como isso pode ser impactado pelo Fair Play, Alexandre esclarece que as penalidades não devem se aplicar ao clube devido ao processo ter sido iniciado antes da nova norma. Ele destaca a importância do cumprimento de requisitos como solvência e limites de gastos, ressaltando o papel da CBF e da agência criada para auxiliar os clubes nesse processo.

Na visão de Alexandre, todos os clubes enfrentarão um período de transição para se adequar às novas regras, com alguns já mais preparados que outros. Ele elogia a postura do presidente Pedrinho em sustentabilizar a gestão do Vasco e destaca a seriedade e competência do mesmo, além do trabalho eficiente realizado nos últimos anos.

Dentro de suas atribuições de Relações Institucionais, Macedo não se envolve diretamente na busca por investidores, papel este que é desempenhado por outros membros da diretoria. Sua função principal é conectar o Vasco com diversos setores e defender os interesses do clube perante diferentes órgãos e entidades relevantes.

Para concluir, Alexandre destaca a importância do Fair Play Financeiro para o desenvolvimento do futebol brasileiro e reforça o compromisso do Vasco em seguir as novas regras. Com uma gestão profissionalizada e comprometida, o clube está no caminho certo para se adaptar às exigências e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp