Press "Enter" to skip to content

Vulcão Etna emite anéis de fumaça na Itália; confira o espetáculo

Última atualização 10/04/2024 | 15:00

O vulcão Etna, considerado o mais ativo da Europa, surpreendeu moradores e turistas ao começar a emitir anéis de fumaça recentemente. O evento, de rara ocorrência, atraiu a atenção devido ser um caso inusitado. As imagens foram capturadas em 5 de abril no vulcão situado na região da Sicília, sul da Itália.

Giuseppe Barbagallo, guia de trilhas no Etna, relatou à Reuters que um buraco em formato de círculo se formou alguns dias antes na cratera sudeste do vulcão, permitindo a formação dos anéis. “Não é algo que a gente vê todos os dias”, comentou.

Devido à peculiaridade do fenômeno, os habitantes locais apelidaram carinhosamente o Etna de “Dama dos Anéis”.

Vale ressaltar que, embora os anéis de fumaça sejam um espetáculo incomum, não indicam necessariamente uma iminente erupção vulcânica. A última grande erupção do Etna foi registrada no final de 2023.

Os anéis de fumaça vulcânica são círculos naturais e praticamente perfeitos de gás emitidos por um vulcão sob condições específicas. Os cientistas afirmam que esses anéis são compostos principalmente por vapor d’água. Segundo informações da Reuters, o Monte Etna produz mais desses anéis do que qualquer outro vulcão na Terra.

Esse fenômeno ocorre devido à liberação constante de vapores e gases. A massa gasosa ascende rapidamente pelo centro do conduto, promovendo a formação dos anéis ao envolver o gás em um movimento de vórtice.

Assista ao vídeo: