O WhatsApp reduziu a lista de smartphones que suportam nova atualização. O aplicativo vai parar de funcionar em mais de 30 modelos de celulares de fabricantes como Motorola, Samsung, Xiaomi e Apple, já a partir deste mês.
Os usuários que tiverem algum dos aparelhos dessa lista deverão fazer um backup das mensagens para garantir que elas não sejam perdidas, ou então migrá-las para um novo modelo. A Meta Platforms, empresa responsável pelo app, afirmou em comunicado que notificará os usuários de aparelhos que estão perdendo suporte.
Portanto, os usuários dos modelos da lista não receberão mais atualizações de software, o que inclui alterações de design e a adição de novos recursos. A empresa responsável pelo WhatsApp explicou que a decisão pretende melhorar a segurança e a eficiência da ferramenta, o que exige uma adaptação às capacidades técnicas que só dispositivos mais modernos podem oferecer.
Atualmente, para executar o aplicativo no celular, a empresa recomenda o sistema operacional Android 5.0 ou posterior ou, em caso de dispositivo Apple, iOS 12 ou versões mais modernas. O encerramento do suporte é algo bastante comum entre os desenvolvedores de software e acontece porque não é possível garantir um bom funcionamento ou segurança em aparelhos antigos.
Ao todo, 35 modelos deixarão de suportar o app.
Samsung
- Galaxy S4 mini I9195 LTE
- Galaxy Ace Plus
- Galaxy Core
- Galaxy Note 3 Neo LTE+
- Galaxy Note 3 N9005 LTE
- Galaxy S4 Zoom
- Galaxy S4 Active
- Galaxy S4 mini I9192 Duos
- Galaxy S 19500
- Galaxy Grand
- Galaxy S3 Mini VE
- Galaxy S4 mini I9190
- Galaxy Express 2
Apple
- iPhone 6S
- iPhone SE
- iPhone 6S Plus
- iPhone 5
- iPhone 6
Motorola
- Moto X
- Moto G
Lenovo
- Lenovo S890
- Lenovo A858T
- Lenovo 46600
- Lenovo P70
Huawei
- Ascend P6 S
- Ascend G525
- Huawei GX1s
- Huawei C199
- Huawei Y625
LG
- Optimus 4X HD P880
- Optimus L7
- Optimus G Pro
- Optimus G
Sony
- Xperia Z1
- Xperia E3